terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita.

Leitura
Sem dúvida nesse espaço conviveremos com nossa memória afetiva, afinal aprender e gostar de ler  são as grandes conquistas como estudante e pessoa.  Assim que fiz a abertura do fórum fiquei pensando sobre as minhas experiências com a leitura e senti  certo desconforto pois, na minha infância nunca gostei de ler. Na escola lembro-me de ter lido alguns livros como “ Dom Quixote”, “Dom Casmurro” entre outros,no qual o objetivo era apenas para fazer prova do livro.Achava cansativo e chato,não gostava de ler. Confesso que  aprendi a gostar de ler na época de faculdade. Foi quando percebi a leitura como necessidade para minha formação como professora. Tive a sorte de ser apresentada a livros e autores interessantes das mais diversas áreas como: Corações sujos, O homem que calculava,  A janela de Euclides, por exemplo.  O último que li foi “Ler, Escrever e Resolver Problemas”: habilidades básicas para aprender Matemática -Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz, que traz reflexões sobre o ensinar e aprender,  focando a  importância da leitura. Ao final deste breve relato percebi que li e leio muito, seja para concursos, para preparar aulas, para subsidiar meu filho em seu estudo, para a vida. A leitura ajuda muito na imaginação e não deve ter gente mais imaginativa que os professores, ainda mais de matemática.

Escrita

De minha parte lembro que na adolescência, frente às crises comuns do dilema eu e o mundo, escrevia muitos pensamentos, geralmente numa tentativa poética.  A escrita não é um dom e sim, algo que conquistamos a partir da prática. Atribuo isso a leitura, pois ela é o caminho mais fácil para desenvolver a  habilidade escrita. É com a prática da leitura que ampliamos  repertórios e argumentos. Percebo que foi com a leitura que melhorei o repertório na minha escrita.Confesso que ainda sofro na hora de escrever, mas hoje somos requisitados a  todo o momento a escrever  relatórios, e-mails, ofícios,mensagens etc. Hoje vejo em  cada avaliação que preparo como exercícios de escrita. O mais difícil para mim foram meus trabalhos de conclusão nos cursos de especialização. Penso que foi com eles que me tornei uma escritora mais reflexiva e competente.
Maria Josiléia
"Sabemos que a leitura e a escrita é a porta de entrada para todo o mundo. Ler é fundamental para podermos seguir regras. A experiência que tive em leitura e escrita foi na antiga Febem hoje Fundação Casa. 

Eu lia para os meus alunos e percebia que muitos viajavam durante a minha leitura. Eles gostavam de ouvir a história e com isso percebia que estava estimulando aqueles adolescentes para a leitura, pois muitas vezes não dava tempo para chegar ao final da história, então sempre perguntavam o nome do livro para que eles viessem a buscar o final da história. Com isso muitos desses adolescentes escreviam cartas para seus familiares e várias vezes pediam para ver se tinham algum erro. Percebi nesses alunos a importância da leitura e da escrita,  sempre estimulava-os a ler nem que fosse somente um gibi, porque novas palavras você sempre vem a conhecer e escrever melhor." (Maria Terezinha)