quarta-feira, 5 de junho de 2013

Professora Maria Terezinha Matielo Lucas, estou na rede a mais de dez anos leciono no Gabriel Monteiro da Silva,gosto muito do que faço, amo lecionar e perceber que aquele aluno aprendeu, isto é muito gratificante.Gosto de ler revistas, livros como: O menino do pijama listrado, A menina que roubava livros, O caçador de pipas,etc. Mas quem fez com que eu gostasse de ler, foi o meu professor de literatura em São Paulo, quando estava no ensino médio, ele fazia a gente ler a revista Veja inteira no final de semana, porque na segunda feira ele sorteava um assunto para que fosse discutido, assim peguei gosto pela leitura. Espero que este curso que nos foi proporcionado pelo Estado venha nós trazer mais conhecimento para que possamos passar para os nossos alunos.
“A sobrevivência na sociedade depende cada vez mais de conhecimento adquirido pela prática da leitura e escrita, pois diante da complexidade da organização social, a falta de recursos para obter e interpretar informações impede a participação efetiva e a tomada de decisões em relação aos problemas sociais. Impede, ainda, o acesso ao conhecimento mais elaborado e dificulta o acesso às posições de trabalho” (Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Fundamental, 1997).

Produção e intervenção de texto


Depoimento de leitura e escrita

Falar de leitura e escrita não me traz boas recordações, pois nunca fui muito estimulada a realizar essa prática. Lembro-me que no magistério me deparei com a extrema necessidade de fazer a leitura de vários textos, suas interpretações e resumos. Devo dizer que foi muito difícil, pois não havia adquirido esse hábito. Depois dessa fase comecei a sentir prazer pela leitura, principalmente as relacionadas aos contos infantis, pois dando aula para alunos menores, tive a necessidade de conhecê-los e gostei muito. No momento estou lendo o livro “Além dos muros da escola” da autora Josete Jolibert e “Pedagogia do bom senso” do Freneit. Estou gostando muito. Devo salientar que depois que comecei a fazer uso da leitura, minha escrita melhorou muito e minhas argumentações também, pois a leitura abre nossa mente e nos orienta na escrita. É muito difícil ser escritora quando não temos contato com a leitura prazerosa, mas a partir do momento que somos "obrigados" a nos confrontar e apresentar-se ao mundo da escrita, vemos como é importante e nos abre os horizontes. Quando me deparei com a necessidade de escrever diariamente, pois tenho que preparar minhas aulas e também sou professora do ensino fundamental I, compreendi como a leitura e a escrita nos tornam pessoas mais esclarecidas e abertas às mudanças. Hoje, ainda tenho dificuldades, mas as supero com o prazer que tenho ao realizá-las.

Momento para descontrair

O SABOR DE LER E ESCREVER

É fato que quando um aluno afirma com rebeldia “Não gosto de ler”, na realidade quer dizer que não desenvolveu as capacidades necessárias que lhe permitam tirar prazer da leitura. Na maioria das vezes, os jovens não sabem a importância da leitura, não percebem que não é, simplesmente, uma simples decodificação de palavras, mas um processo muito mais complexo, mobilizador e, principalmente, mais estimulante. É necessário que se crie estratégias para que os alunos adquiram habilidades e sintam encorajados a se lançarem nesse mundo de prazer pela leitura e escrita, que os levarão a trilhar caminhos e direções a seguir.