terça-feira, 18 de junho de 2013

PLANO DE AULA - PORCENTAGEM



PLANO DE AULA

TEMA 1 - Números e Operações
GRUPOS DE COMPETÊNCIAS  : I, II e III
GRUPO DE COMPETÊNCIASCompreender (GIII)
CONTEÚDOS : Porcentagem e sua relação com os números racionais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS : Fração(H1,H2,H10,H15 e H16),número decimal(H3,H10,H15 e H16), proporção
ANO/SERIE : 9º ano /8ª série
TEMPO PREVISTO: 04 aulas
OBJETIVOS :
 H01 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
H02 Identificar fração como representa Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
H03 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos
H10 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação.
H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
H16 Resolver problemas que envolvam porcentagem
JUSTIFICATIVA :
O conhecimento do conceito de porcentagem e dos cálculos que derivam daí é um dos tópicos mais importantes na prática diária dos alunos. Também é importante estudar o vocabulário que expressa acréscimos e reduções em números, preços e quantidades, como juros, descontos e outros.
ESTRATÉGIAS: Uso de uma narrativa para introdução e prosseguimento da aula.
Fase 1:Introdução de uma situação problema: 
Caminhava ,Antonio por uma rua de comércio, quando se deparou ,na frente de uma loja, com um anúncio:
“10% de desconto para pagamento à vista de qualquer produto.”
Entrou e se encantou com um tablet de última geração. Custava R$ 500,00. Mas ele gostaria de saber o preço à vista e o preço parcelado. Consultou um vendedor  que lhe respondeu :
-- Custa à vista R$ 450,00.
Fase 2 : levantamento de conhecimentos prévios :
- Pedir que os estudantes expliquem com suas as palavras a frase "tablet teve um desconto de 10%".
- Após os comentários , discutir  com os alunos o que é porcentagem e como esse conceito se aplica no dia a dia. Comentar  que, se olharmos à nossa volta, vamos perceber que o símbolo % é visto com muita frequência em jornais, revistas e televisão.
- Fazer  com a turma um levantamento de situações em que esse conceito aparece.
Fase 3 : Leitura e analise de um texto/narrativa :
- Leitura do texto sobre o porque do surgimento do termo porcentagem:
Relatos históricos datam que o surgimento dos cálculos percentuais aconteceu por volta do século I a.C., na cidade de Roma. Nesse período, o imperador romano decretou inúmeros impostos a serem cobrados, de acordo com a mercadoria negociada. Um dos impostos criados pelos chefes romanos era denominado centésimo rerum venalium, e obrigava o comerciante a pagar um centésimo pela venda das mercadorias no mercado. Naquela época, o comércio de escravos era intenso e sobre as vendas era cobrado um imposto de 1/25 (um vinte e cinco avos).

Os cálculos eram feitos sem a utilização do símbolo de porcentagem, eram realizados de forma simples, com a utilização de frações centesimais. Por exemplo, na cobrança de um imposto no valor de 6/100 da comercialização, eles cobravam seis centésimos do preço do produto, isto é, dividiam o produto em cem partes iguais e pegavam seis partes, basicamente o que é feito hoje sem a utilização de calculadoras.

A intensificação do comércio por volta do século XV criou situações de grande movimentação comercial. O surgimento dos juros, lucros e prejuízos obrigou os matemáticos a fixarem uma base para o cálculo de porcentagens. A base escolhida foi o 100. O interessante é que mesmo com essa evolução, o símbolo que conhecemos hoje ainda não era utilizado pelos comerciantes. Muitos documentos encontrados e registrados apresentam uma forma curiosa de expressar porcentagens. Os romanos utilizavam os algarismos do seu sistema de numeração seguido de siglas como, “p cento” e “p c”. Por exemplo, a porcentagem de 10% era escrita da seguinte forma: “X p cento” ou “X p c”.”

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Fonte : http://www.brasilescola.com/matematica/historia-das-porcentagens.htm

Fase 4: Calculo de porcentagem e resolução de situações problemas:
- Depois da leitura, relembrar  porcentagem, o significado do símbolo % e sua relação com as frações e números decimais (números Racionais ).

- Volte a situação problema inicial e apresente a seguinte situação : Antonio não tem condições de comprar a vista. Então o vendedor sugeriu que ele pagasse  em prestações ,mas haveria um acréscimo de 5% sobre o valor.

- Pergunte aos alunos como Antonio  calcularia o valor final do tablet, comprado em prestações.

- Após a discussão, apresentaremos diferentes maneiras de se calcular porcentagem .  Podemos utilizar  o fator de multiplicação : Para fazer um acréscimo de 10% a um determinado valor, basta multiplicar esse valor por 1,10. Em forma fracionaria seria 110/100 .

- Após todas as reflexões sobre o assunto apresentaremos outras situações problemas para  que apliquem os conhecimentos adquiridos.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS: Livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas e panfletos, SAI, caderno do aluno e do professor e calculadora.
AVALIAÇÃO :  
A  avaliação será feita através da interação professor-aluno, no momento das discussões e reflexões e também por meio dos problemas resolvidos em classe individualmente ou em grupo, trabalhos de leitura e interpretação de tópicos especiais, além de provas escritas Todas as atividades serão avaliadas levando em conta o interesse, participação, organização, responsabilidade, criatividade em todo o processo da realização deste trabalho, verificando se as atividades foram concluídas por cada aluno e se os objetivos propostos foram alcançados.

RECUPERAÇÃO: Será de maneira que garantirá aos alunos a revisão dos conteúdos não assimilados de forma que o aluno tenha oportunidade de aprimorar e sanar suas dificuldades





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