quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimento de leitura e escrita

Educador na Escola estadual. Como educador tenho conhecimento que a leitura exerce um papel muito importante em todas as etapas do processo escolar principalmente na formação do leitor, nosso aluno. E sei também que a falta de leitura provoca problemas graves na escrita, dificultando o ensino - aprendizagem, por exemplo, na redação e no entendimento dos conteúdos de matemática. O hábito de leitura, contudo, só consegue se o leitor for motivado tiver oportunidades de estar em contato com diversas formas de comunicação e ai ele vai se interessar pela leitura que lhe mais agradar. E o processo de ensino aprendizagem da leitura é, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor. E a pessoa que lê com certeza vai compreender melhor o mundo em que vive. E pude perceber nestes anos de magistério que a maioria dos alunos não se deram conta ainda da importância, da necessidade da leitura na sua aprendizagem. O que tenho também percebido é que, a maioria dos alunos que leem fazem isso obrigados pelos professores e ou alguns pais. Daí acabam não dando o devido valor à leitura tão necessária a eles. Não leem para buscar informações, conhecimentos, enriquecer seu vocabulário, e melhorar a sua ortografia. Por que eu quando lia livros indicados pelos meus professores do primário, ginásio, colegial, cursinhos e faculdades e pós que fiz, foi para buscar não só demonstrar que sabia ler para os professores e diretores da Escola, mas foi para buscar conhecimento, aprender a escrever corretamente e ter conhecimento e para desenvolver redações. Isso mesmo não sendo um devorador de livros. E mais no meu tempo não tínhamos as facilidades que nossos alunos têm. Bibliotecas Municipais, Livrarias, jornais, revistas, e ricas Bibliotecas nas Escolas. E mais poder comprar um bom livro hoje. E o que me fascinava era ver o meus avôs de descendência espanhola e portuguesa receber jornais e revistas de seus países de origem e fazerem leituras com os meus irmãos mais velhos. Minha que lia e falava em italiano dentro de casa e meu pai, de descendência portuguesa ler romances, inclusive colocar os nomes das e dos filhos de personagens de livros que havia lido. Mas também percebo que meus alunos não tem o hábito de leitura, fora os livros didáticos, porque a maioria são de famílias menos favorecidos pela vida ou com problemas afetivos e com pais analfabetos ou semi - analfabetos. . E eu por isso vejo que a linguagem, leitura e escrita é muito importante na vida social. Que bom seria se os nossos alunos tivessem vontade, interesse e em ler mais, ler bem, passassem a ter em ler, pois com certeza com isso a vida deles poderia ser bem melhor, não só no processo da aprendizagem, mas essa leitura poderia lhes mostrar um caminho até de sucesso nas suas vidas. Será colegas que não foi com o surgimento TV, computador e a Internet que a leitura e a escrita perderam seu valor ? Tenho percebido o desinteresse dos alunos até ao fazer uma pequena leitura de textos que antecedem um exercício de matemática. Ele não leem, não interpretam e não fazendo isso não conseguem resolver o exercício proposto. O que será que aconteceu com a leitura de nossos alunos em anos anteriores? E para encerrar esta minha modesta participação neste fórum, gostaria de concordar que a leitura feita de forma correta forma também cidadãos críticos e formadores de opiniões, isso já dizia meus professores do Curso de Direito.(depoimento de Odair Paiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário