quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dos depoimentos que ouvi e li , o que mais se parece com o que sinto quando leio um livro, um poema ou um conto , é do pintor Newton Mesquita. As vezes , no meio da narrativa me pego em devaneios e sonhos envolvido com o personagem e situaçoes . A leitura é única para isso. É uma fonte de viagens sem sair de casa, uma vida sem tê-la vivido ou uma morte sem ter morrido.Um local em que dragões, fadas e mágicos ganham vida e onde tudo é possível com ajuda do faz de conta. Minha infância foi com histórias de futebol e pescarias contadas pelo meu pai e na escola , fui acompanhado pelos livros de Monteiro Lobato e também da série vagalume (o escavarelho do diabo, o caso da borboleta Atiria e muitos outros).Esse hábito de contar(ler) estórias passei para minha filha . Hoje é uma leitora de gibis e literatura infanto-
juvenil. Minha experiência com a escrita ainda não acabou e acho que nunca acabará, pois tenho que policiar sobre meus erros de ortografia. Lembro que no primário tinha uma dificuldade com a leitura a escrita das silabas (bra, bre, bri, bro e bru). Tinha problema de dicçao e escrita, levando a ter muita vergonha de fazer a leitura em voz alta.No ginásio esses problemas desapareceram e surgiu outro.Os resumos do livros. Nunca soube fazer, copiava trechos do livro e o resumo ficava enorme.Na 6ª série , uma profesora me chamou e pediu que eu contasse sobre o livro que eu havia lido. Contei e expliquei o que havia lido e entendi do livro. Ela pediu que eu escrevesse esse relato . Escrevi  e quando entreguei , ela me disse que aquilo era  um resumo.Essa experiência me ajudou muito nas séries seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário